ADÃO

Ele foi o primeiro homem criado sobre a Terra.

Adão é o pai e patriarca da raça humana na Terra.

Gênesis 2:7

7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

A sua transgressão no Jardim do Éden fez com que ele “caísse” e se tornasse mortal, um passo necessário para que a humanidade pudesse progredir aqui na Terra (Gênesis 3)

Adão morreu com 930 anos de idade.

Gênesis 5:5

5 E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.

Significado do Nome Adão

Adão: Significa “homem”, “homem criado da terra (vermelha)”.

A origem do nome Adão é o hebraico Adam, que significa “homem”. Essa palavra está intimamente ligada com a palavra hebraica para terra, adamah.

O nome Adão está associado também a outra palavra hebraica ‘adam, que significa “ser vermelho, da cor da terra, ou do barro”, referência ao tipo de solo que existia na região da Palestina. 

Adão sempre foi um nome bastante comum, mas ficou mais popular depois da Reforma Protestante.

Existem registros do nome Adão (na forma Adam) em Portugal datados do século XIII.

Uma breve narrativa sobre Adão, a queda e Jesus Cristo

Gênesis o começo de tudo e o relato da criação de Deus no mundo e de cujo as criaturas somos do Deus da natureza e do Apocalipse, temos Moisés o autor deste livro com sua inestimável contribuição para a revelação da questão da existência e sem ele teria permanecido um mistério horrível para todos nós, ele conta como o homem foi feito e como ele caiu daquele estado em que foi criado pecando contra Deus.

Em um mundo repleto de criaturas participantes da natureza Divina temos o homem Adão feito sua imagem e semelhança, mas o homem que estava perfeito caiu no jardim do Éden e homem em seu estado caído se tornou pobre, miserável, fraca, vaidosa, angustiada, corrupta, depravda, egoísta, autotormentosa criatura perecedora.

Este mundo é uma triste mistura de falso bem e verdadeiro mal; uma cena generalizada de todos os tipos de provações, dissabores e misérias, tudo surgindo da estrutura e da natureza, e da condição tanto do homem quanto do mundo, esta é a prova segura e infalível da queda do homem.

E a queda do homem não é uma coisa a ser aprendida de qualquer história, mas se mostra em todos os lugares, em todos os dias em cada homem com tanta clareza quanto vemos o sol.

E Adão por ser o primeiro da criação se torna o principal nome juntamente com Cristo, um com o seu pecado e o outro com a sua retidão, e é sobre esses dois homens que Paulo mostra seu incomparável poder filosófico. Essas duas pedras de tropeço sobre as quais tantas falsas filosofias tem sido moídas em pó, são as próprias pedras de fundação, pedras de esquina e pedras de suporte da escola imortal de Paulo e do templo da verdade.

Para se explicar a expiação de Jesus Cristo é necessário ter a pessoa e o nome do Adão onde se torna o grande argumento na epístola de Paulo aos romanos.

Romanos 5:12-21

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. 14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Para a mente tão compreensiva de Paulo, para a imaginação tão arrebatadora e para o coração sedento de justiça, Adão e Cristo são os dois pólos sobre os quais todo este mundo da vida humana gira, que nos torna tão familiares aqueles termos peculiares Paulinos: lei e graça, fé e obras, condenação e justificação, inimizade e paz, alienação e reconciliação, imputação e santificação, pecado e santidade, a carne e o Espírito, a vida eterna e a morte eterna, e assim por diante…

1 Coríntios 15:45

45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

Fonte e Bibliografia:

-Dicionário de nomes próprios

-Livro Personagens Bíblicos do antigo e novo testamento, Autor: Alexander Whyte

Deixe uma resposta