NO QUE A BÍBLIA É SEMELHANTE?

Logo abaixo temos três semelhanças que são comparadas com a bíblia, e na quarta em questão de valores a bíblia jamais será comparada com algo, vejamos.

PRIMEIRA SEMELHANÇA

A primeira semelhança é como uma espada, vamos primeiramente definir a palavra espada que se enconta no dicionário on line de português e em seguida estaremos fazendo essa analogia entre a espada e a bíblia:

Significado de Espada

substantivo feminino é uma das mais antigas armas de combate, constituída de longa espada lâmina de aço.O homem começou a fazer armas logo após descobrir a arte de trabalhar os metais. As mais antigas espadas de que temos notícia foram as dos assírios, gauleses e gregos. Suas espadas eram armas curtas e de dois gumes, feitas e bronze. A espada romana era uma arma curta, reta, de aço com uma ponta aguda e dois gumes.

Existem duas passagens na bíblia comparando a uma espada e que se encontra em Efésios 06:17 e Hebreus 4:12:

  •  Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efésios 06:17)
  • Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 04:12)

Vimos que na definição a espada é uma arma de combate e foi usada por centenas de anos em guerras por diversos guerreiros como os barbáros, samurais, romanos e etc. nota-se que deixei em negrito na definição A espada romana era uma arma curta, reta, de aço com uma ponta aguda e dois gumes. Possivelmente o autor do livro de Hebereus se refere a espada na bíblia a da romana devido ter escrito na época do império Romano sendo que a mesma teria dois gumes e o que vem a ser gumes:

Significado de Gume

substantivo masculino: É o corte de uma lâmina; parte afiada de: espada de bom gume.[Figurado] Agudeza de espírito; perspicácia.

locução adjetiva: De dois gumes. Que pode ter dois efeitos, geralmente falando de algo que possui, simultaneamente, coisas boas e más.Etimologia (origem da palavra gume). Do latim acumen. Fonte Dicionário on line de Português

Analogia

Concluindo a analogia entre a bíblia e a espada nota-se que o autor de Hebreus diz que a bíblia (a palavra de Deus) é mais cortante do que a espada de dois gumes tendo eficácia, ou seja, tem efeitos esperados ao ser falado ou pregado para alguém e que penetra até a divisão da alma e espírito indo a fundo para discenir os pensamentos e intenções do coração, por isso quando a palavra de Deus está sendo pregada, falada ou ministrada ela se sobrepõe em qualquer que seja o problema em que a pessoa esteja enfrentando problemas esses como: depressão, financeiros, familiares, físicos, epirituais e muitos outros, então vamos falar, ministrar ou pregar a bíblia (a palavra de Deus), pois muitos estão necessitados em ouvir algo maior e melhor que seus problemas em um mundo que estamos vivendo com uma sociedade caótica com drogas, suicídios, assassinatos, brigas familiares, crises financeiras e inúremos outros.

SEGUNDA SEMELHANÇA

A segunda semelhança é como um martelo, todos devem saber o que é um martelo, mas vamos defini-lo como está no dicionário:

Significado de Martelo

substantivo masculino: Uma ferramenta de percussão constante de uma cabeça de aço temperado e de um cabo de madeira. Fonte Dicionário on line de Português

É uma ferramenta usada há milênios de anos pelo homem e que têm uma cabeça de aço temperada seguida de um cabo de madeira, usada para pregar pregos, amassar ou para quebrar (esmiuçar) alguns objetos e é nessa última citação que a palavra de Deus se compara com o martelo e que se encontra em Jeremias 23:29

Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? (Jeremias 23:29)

Esmiúça ou esmiuçar é muito mais do que quebrar vejamos a definição no dicionário:

Significado de Esmiuçar

verbo transitivo direto: Dividir em partes muito pequenas; fragmentar.Reduzir a pó; transformar em pequenos pedaços; pulverizar.

Analogia

Temos de um lado o martelo com a cabeça de aço forte e que esmiúça, ou seja, quebra, fragmenta e reduz a pó e por o outro lado a pedra que é emiuçada. Então temos o marterlo que se assemelha com a bíblia e a pedra o com o coração duro do ser humano, nessa analogia nota-se que não existe coração duro que não seja quebrantado pela bíblia a palavra de Deus, um grande exemplo na bíblia é a história do povo Hebreu no Egito enfrentando Faraó, Deus com suas palavras e ações através de Moisés aquebrantou o coração do imperador Faraó, não devemos temer quem quer que seja ou que tenha um coração duro porque ao se defrontar com a bíblia será reduzido a pó.

TERCEIRA SEMELHANÇA

A terceira semelhança é como uma semente, vamos primeiramente definir a palavra semente que se enconta no dicionário on line de português e em seguida estaremos fazendo essa analogia entre a semente e a bíblia:

Significado de Semente

substantivo feminino, é qualquer substância ou grão que se deita à terra para germinar.

Logo abaixo temos duas passagens na bíblia que iremos comparar com a semente e que se encontra em Lucas 08:05-11 e em 1Pedro 01:23

5. Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.
6. Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade.
7. E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na.
8. Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
9. Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola.
10. Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
11. É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. (Lucas 08:05-11)

23. tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. (1Pedro 01:23)

Analogia

Pela definição de semente é qualquer substância ou grão que se deita à terra para germinar e Jesus Cristo deixou bem claro sobre essa germinação onde que a semente na primeira semeadura o semeador deixou cair a beira do caminho e as aves do céu a comeram, na segunda semeadura caiu sobre a pedra secou-se por ter a terra e nem umidade, na terceira semeadura caiu entre os epinhos foi sufocada e não germinou e na quarta semeadura caiu em boa terra germinou , cresceu e deu fruto de cem por um.

Conclusão

Somos o semeador e não importa onde a semente será lançada, temos que lançar a semente que é a palavra de Deus nos corações dos seres humanos alguns terão os corações que não irão deixar a semente entrar ou nem ligar para a palavra de Deus fazendo pouco caso, deixando as coisas deste mundo sufocar a palavra de Deus, como na primeira semeadura onde as aves do céu irá comer, na segunda caiu sobre a pedra e secou, na terceira entre os espinhos e sufocou, mas na quarta semeadura germinou, sou seja, entrou em um coração que se abriu para a palavra e cresceu e deu os seus frutos de cem por um, Amém.

QUARTA SEMELHANÇA

Foi mencionado três semelhanças anteriomente referente aos substantivos (espada, martelo e semente) nessa quarta semelhança será falado sobre o ouro, definição do ouro no dicionário on line:

Significado de Ouro

Substantivo masculino: Em[Química] elemento químico, metálico e de muito valor, com número atômico 79; representado por Au.

Todos no mundo inteiro sabe-se que o ouro é um metal de muito valor e se comparando com a bíblia temos versículos que diz que a palavra de Deus é mais preciosa que o ouro.

Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata. (Salmos 119:72)

O salmista deixa bem claro que a lei do Senhor os mandamentos de Deus são mais valiosos do que milhares de ouro e prata, Salomão foi considerado o homem mais sábio em sua época e atés nos dias de hoje são usados os seus provérbios pelos conhecimentos de Deus em suas palavras e através da sabedoria que Deus deu à ele conseguiu governar e ter riquezas, vale muito mais ter a sabedoria divina e a sua palavra no coração, pois através dela se governa e conquista riquezas, e ainda tem o melhor de tudo que é a vida eterna e a sua morada com Deus o criador de tudo e todas as coisas, Amém.

Conclusão final

Que possamos usar a bíblia como uma espada de dois gumes para ter eficácia na pregção penetrando até a divisão da alma e espírito, como um martelo que esmiuça a pedra até o mais duro coração e que germine como uma semente em um solo fértil com um coração aberto e quebrantado para dar seu fruto até cem vezes mais e que possamos valorizar essa palavra mais do que qualquer íten ou jóia de valor que tenha de sobre a face da terra, pois nela está a chave que abre as portas do céu e o próprio Jesus disse: 39. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; (João 05:39) o Apóstolo Pedro também foi bem objetivo ao falar que não tinha pra onde ir se não seguir o mestre, pois só ele tinha a palavra de vida eterna: 68. Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 06:68).

Amém.

Deixe uma resposta