OS PATRIARCAS, A MARCA DA PROMESSA E O NOME DE JACÓ PARA ISRAEL

OS PATRIARCAS

Deus ao revelar-se à Moisés na sarça ardente mencionou o nome dos três patriarcas – 6. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. (Exôdo 03:06)

NO novo testamento o Apóstolo Pedro também menciona os três patriarcas – 13. O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo. (Atos 03:13)

Vamos entender um pouco resumidamente a origem do homem desde Adão até aos patriarcas:

Se o prórpio Deus mencionou o nome dos três patriarcas na bíblia quem sou pra dizer algo contrário, logo se entende que os três patriarcas são os principais da bíblia, e para se entender a história do terceiro patriarca que é Jacó e que teve o seu nome mudado para Israel vamos ter que começar no princípio, onde Deus criou o homem Adão e que gerou filhos e filhas até Noé e Deus se arrependeu de ter feito o homem devido a violência e pensamentos maus no homem .

5. Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
6. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração
7. E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
8. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. (Gênesis 06:05-08)

Graças a este homem Noé citado nos versículos acima Deus não destruiu a raça humana tivemos o grande dilúvio ver em Gênesis capítulos 06, 07 e 08 Deus salvou Noé e a sua família e todos os animais da Terra, e o ser humano voltou a se mutiplicar de sobre a face da terra, mas todos falavam em uma só língua e o homem não tinha limite em tudo que se fazia e Deus decidiu então confundir a sua linguagem espalhando de sobre a facer da terra.

6. e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7. Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.
8. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra. (Gênesis 11:06-09)

E é apartir daqui que vamos começar nossa narrativa dos patriarcas e a marca da promessa que teve uma linhagem dos descendentes de Noé, e os descendentes de Sem até Abrão na terra de Ur dos Caldeus Gênesis 11:10-28.

O PRIMEIRO PATRIARCA ABRAÃO:

Abrão: Significa “pai elevado”, “pai ilustre”, “pai excelso”.

O nome Abrão surgiu a partir de Ibrim, que significa “hebreus”, que por sua vez originou o nome Abram, que quer dizer “pai elevado”, “pai ilustre”, “grande pai” ou “pai excelso”.

Abrão era o nome original de Abraão, que segundo o livro de Gênesis da Bíblia, teve seu nome mudado por Deus, adicionando à Abram a palavra hamon, que quer dizer “muitos, multidão”, passando a significar “pai das multidões” ou “pai de muitos”. Assim sendo, Abraão (Abrahim, em hebraico) significa “pai de muitos”.

Abrão ou Abraão é visto como o patriarca de três das grandes religiões mundiais, o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. Além disso, é considerado o fundador do monoteísmo pelos hebreus (culto à um único deus) e o primeiro patriarca da bíblia. Fonte dicionário de nomes próprios

Na terra de Ur dos caldeus o seu nome ainda era Abrão e o seu pai Terá, tomando Terá seu filho Abrão partiu da terra de Ur para Canaã, mas quando chegaram em Harã habitaram ali, e Deus faz um chamando para Abrão (Gênesis 11:31).

O CHAMADO DE ABRÃO

Desde Adão até Abrão Deus ainda não tinha feito uma promessa tão grande como fez com Abrão dizendo que seria uma benção e pai de muitas nações e que dele seria bendita todas as famílias da terra.


1.
 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
3. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gênesis 12:01-04)

DEUS MUDA O NOME DE ABRÃO PARA ABRAÃO

Deus muda o nome de Abrão( pai elevado, pai ilustre, pai excelso) para Abraão ( pai de muitos).
1.
 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;
2. e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.
3. Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:
4. Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;
5. não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;
6. far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
7. estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.
8. Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus. (Gênesis 17:01-08)

Após Deus ter mudado o nome para Abrão e prometido o pacto da multiplicção do seu nome para o pai de muitas nações foi preciso passar por uma grande prova, pedindo o seu filho para holocausto. Abrão então passa pela prova e confirma essa alinça eterna com Deus.

15. Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu,
16. e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho,
17. que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18. e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. (Gênesis 22:15-18)

O SEGUNDO PATRIARCA ISAQUE:

O filho de Abrão com o nome de Isaque que foi provado no holocausto para confirmar a promessa dada para Abrão se tornou o segundo patriarca da bíblia.

Isaque: Significa “riso”, “ele ri” ou “filho da alegria”.

Isaque tem origem no hebraico Itshak ou Yitzháq, derivado da palavra tzaháq, e quer dizer “riso” ou “ele ri”, por extensão “filho da alegria”.

Isaque é nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como o descendente de Abraão e Sara, e pai de Jacó e Esaú. Ele é considerado um dos três patriarcas do povo de Israel, junto à Abraão e Jacó.

De acordo com o livro de Gênesis, Abraão foi testado por Deus quando o ordenou que sacrificasse seu filho Isaque. No último momento um anjo surgiu, o impedindo de cometer tal ato.

De acordo com os relatos bíblicos, Isaque (ou Isaac) foi o único patriarca do Antigo Testamento que não teve o seu nome alterado por ordem de Deus.

Outra curiosidade interessante sobre esta figura mística é a sua longevidade: Isaque teria sido o que mais viveu, atingindo a marca dos 180 anos de vida.

Foi adotado ocasionalmente como um nome cristão durante a Idade Média, mas tornou-se logo muito popular entre os judeus.

Após a Reforma Protestante começou a ser utilizado pelos puritanos ingleses com mais frequência, mas ainda hoje é bastante comum entre os judeus.

Este é um nome predominantemente masculino e muito comum entre os brasileiros, assim como outras variações deste nome, como Isaac, por exemplo. Fonte Dicionário de Nomes Próprios

Sara mulher de Abrão era estéril e por Deus ter concedido um filho na velhice do casal pôs o seu nome de Isaque, que siginfica risos o filho da alegria.

6. Pelo que disse Sara: Deus preparou riso para mim; todo aquele que o ouvir, se rirá comigo.
7. E acrescentou: Quem diria a Abraão que Sara havia de amamentar filhos? no entanto lhe dei um filho na sua velhice.

O TERCEIRO PATRIARCA JACÓ:

Jacó: Significa “aquele que vem do calcanhar”.

Tem origem no hebraico Yaaqobh, relacionado ao aramaico iqbá, acadiano iqbu, árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”, e significa “aquele que vem no calcanhar”.

Jacó é nome de um personagem bíblico citado no Antigo Testamento como filho de Isaac e Rebeca, que ficou conhecido posteriormente como Israel, o pai dos doze fundadores das doze tribos que levam este nome.

Segundo relatos da Bíblia, Jacó nasceu segurando o calcanhar do seu irmão gêmeo, Esaú, o que provavelmente deu origem ao significado do seu nome. Em razão desta história, o nome Jacó era inicialmente dado ao filho gêmeo que nascia por último.

Há outras fontes que relacionam a origem do nome Jacó com outro nome hipotético, Ya’aqov’el, que quer dizer “que Deus o proteja”.

Foi utilizado pela primeira vez por falantes da língua inglesa antes da conquista normanda, mas ainda não era muito comum da Idade Média. Na Inglaterra, Jacó era visto como um nome judeu, e só passou a ser comumente utilizado como um nome cristão, após a Reforma Protestante.

Foi reavivado no século XVII entre os puritanos ingleses, provavelmente pela ligação com seu significado. Ainda hoje é um nome muito popular entres os judeus, muito mais que entre os cristãos. Fonte Dicionário de Nomes Próprios

Jacó foi gêmeos de Esaú e nasceu segurando em seu calanhar provavelmente deu origem ao significado do seu nome. Em razão desta história, o nome Jacó era inicialmente dado ao filho gêmeo que nascia por último, mas desde o ventre nunca aceitou ser o segundo ou por último. Esaú tinha a primogenitura que é a preferência por direito a herança e a riquezas da linhagem familiar (ver wikipédia primogenitura), Jacó não se conformando em ser o segundo compra o direito da primogenitura de Esaú com pão e guisado de lentilhas.

29. Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado;
30. e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom.
31. Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.
32. Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura?
33. Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
34. Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. (Gênesis 25:29-34)

Além de Jacó ter comprado o direito da primogenitura toma a benção do seu irmão Esaú ver Gênesis capítulo 27

O SONHO DE JACÓ A VISÃO DA ESCADA

Com a compra da primogenitura e por ter tomado a benção de seu irmão Esaú que foi dada pelo seu pai Isaque Jacó então passa a ser o primogênito tendo a marca da promessa que foi dada a Abraão e a Isaque e Deus aparece em sonho dando o aviso da marca da promessa com a visão da escada.

10. Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã;
11. e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir.
12. Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13. por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;
14. e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
15. Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado.
16. Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. (Gênesis 28:10-16)

DEUS MUDA O NOME DE JACÓ PARA ISRAEL

Jacó tinha a bênção da primogenitura e a benção da marca da promessa de seu pai Iasque e o aviso de Deus em sonho com a visão da escada, mas foi preciso ter passado por uma prova com Deus onde teve que lutar com o anjo do Senhor e o seu nome foi mudado de Jacó ( o segundo) para Israel.

Israel: Significa “homem que luta com Deus” ou “homem que vê Deus”.

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, “ele luta com Deus”, resulta da junção dos elementos sara, que significa “ele luta”, e El, que quer dizer “Deus”.

Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

É categorizado como um nome teofórico na medida em que é um nome bíblico que traz o nome de Deus nele incorporado.

Batizado pelos seus pais com o nome de Jacó (Jacob), Israel recebeu este nome por Deus.

Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.” (Gênesis 32,28)

Israel ficou conhecido como o patriarca dos hebreus, através da chamada “doze tribos de Israel”.

Ele se tornou o nome do país localizado no Oriente Médio asiático formado pelos descendentes dos hebreus, conhecidos também por “filhos de Israel”, “o povo de Israel” ou “israelitas”.

O nome passou a ser adotado pelos puritanos ingleses apenas no século XVII, e atualmente é muito popular principalmente como um nome judeu.

São suas variantes: Israèle, em italiano; Isráel ou Israil, em russo. Fonte Dicionários de Nomes Prórpios

24. Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.
25. Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.
26. Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
27. Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.
28. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.
29. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. (Gênesis 32:24-29)

CONCLUSÃO E NOTA DO AUTOR

Depois de Noé esses três patriarcas Abraão, Isaque e Jacó teve um papel importantíssimo na história da bíblia para perpetuar a linhagem e a marca da promessa, tiveram que passar por duras provas com Deus primeiro Abraão entregando seu filho Isaque para ser sacrificado e Jacó lutando com o Anjo exigindo a bênção de Deus, recebendo o nome de Israel que deu a origem as doze(12) tribos de Israel e que se tornou uma grande nação o povo hebreu ou judeu, hoje com o nome de Estado de Israel e através da sua linhagem nasceu Jesus Cristo o messias, nós cristãos fomos enxertados na videira tendo a benção de Abraão por intermédio e através do sacrífico de Jesus Cristo na cruz , todos que estão nos mandamentos de Cristo faz parte da promessa dada por Deus a Abraão, veja o que o Apóstolo Paulo escreve capítulo 03 de Gálatas abaixo :

29. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. (Gálatas 03:29)

Deus está a todo o tempo querendo abençoar alguém mas para isso é necessário querer a benção e ser fiél para e sermos abençoados, como o exemplo de Jacó que insistiu e lutou por sua benção. Amém

Nota referências de versículos bíblicos Bíblia JFA Offiline

Deixe uma resposta